Gibis Grátis sobre Educação Financeira

educação financeira

Gibis Grátis da Turma da Mônica sobre Educação Financeira

educação financeira
(Divulgação/Maurício de Sousa Produções)

De acordo com uma série de estudos já realizados, quanto mais cedo falar de dinheiro, mais chances as pessoas têm de desenvolver consciência em relação ao dinheiro e seus hábitos de consumo.

Pensando nisso, o Sicredi, uma instituição financeira cooperativa, lança em maio de 2018 em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, uma série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica temndo com tema “Educação Financeira Para Crianças”.

Serão no total seis edições, seguindo o conteúdo da cartilha do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central, que são:

  • Nossa Relação com o Dinheiro;
  • Orçamento Pessoal ou Familiar;
  • Uso do Crédito e Administração das Dívidas;
  • Consumo Planejado e Consciente;
  • Poupança e Investimento; e
  • Prevenção e Proteção.

Em 2018 serão três edições das histórias em quadrinhos que circularão, já as outras três sairão em 2019, a distribuição será gratuita.

Serão 10 milhões de exemplares que serão distribuídos gratuitamente. Os lançamentos serão em maio, junho e outubro.

Para o público a distribuição teve início em junho, nas 550 agências do Sicredi no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Algumas escolas desses estados também vão receber os exemplares. O primeiro se exemplar tem o título: “De onde vem o dinheiro?” mostra o dia a dia da Mônica, Cebolinha e do Cascão em relação ao consumo. Nesta trama, as crianças recebem mesada e querem gastar tudo de uma só vez. No entanto, são levadas a se questionarem sobre a origem do dinheiro, aprendendo assim que ele é fruto do trabalho e do esforço dos pais e que, por isso, deve ser poupado. No final, eles decidem ajudar uma ONG.

A necessidade de formar uma sociedade que saiba lidar com o dinheiro mostrada pelos número: 56% da população não fala sobre o assunto com os membros da família. Espera-se que este material chegue a mais de 40 milhões de brasileiros.

gibi sicredi
Foto: Rogerio Albuquerque / Divulgação

A importância de tratar o tema de forma lúdica e descontraída é ressltada por Mauricio de Sousa: “O projeto das revistas sobre educação financeira do Sicredi é mais um exemplo de como a Turma da Mônica colabora com a educação, por meio da simpatia e carisma dos personagens e suas histórias. Dessa forma, as crianças têm acesso à informação de maneira lúdica e prazerosa, diferente da obrigação de decorar um conteúdo, normalmente estranho à sua realidade e ao seu vocabulário”, afirma.

Educação Financeira grátis
Educação Financeira grátis – Foto da primeira capa

 

Author: eevaldo

Deixe uma resposta