“80/20” Lei de Pareto – o princípio que pode mudar sua vida financeira
Este princípio vai facilitar a sua vida
A Lei de Pareto, ou princípio 80/20, afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas.
Inicialmente utilizada numa constatação socioeconômica, a relação pode ser aplicada também em outras áreas.
Foco mínimo pode representar resultados grandiosos, garante a Lei de Pareto, ou princípio 80/20.
A lei, regra, ou princípio 80/20 como muitos preferem, foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1906. Essencialmente a lei afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas.
ENTENDA ESSA PROPORÇÃO
Pareto percebeu que 20% dos italianos possuíam 80% das terras naquele país. A constatação socioeconômica revelou posteriormente a mesma proporção da distribuição de riquezas em diversas nações e a relação acabou sendo aplicada também em outras áreas.
Sabe-se que 80% da fortuna mundial está nas mãos de 20% das pessoas; da mesma forma que 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos clientes. A regra pode ser entendida ainda com exemplos acerca de que 80% da utilização feita pelo idioma inglês abrange apenas 20% de seu vocabulário, ao passo que mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por apenas 20% dos cientistas.
Estudos mostraram que as porcentagens podem variar, mas dificilmente fogem a proporção 80/20. Proporção essa que pode ser utilizada, inclusive, na hora de planejar e gerir o tempo. Seja na vida particular, seja no trabalho, o que está em jogo é a importância que cada momento tem.
UM QUINTO PRODUZIRÁ QUATRO QUINTOS
A lição do princípio de Pareto na gestão é que se mantenha o foco nos 20% que realmente importam. Com base no princípio, um quinto do tempo de um dia de trabalho – que representa as tarefas mais relevantes – provavelmente irá produzir quatro quintos dos resultados.
Desta forma, é fundamental identificar e focar nessas atividades. Elaborar uma lista com as prioridades ajuda a começar o dia focado naquilo que precisa de mais atenção e agilidade. E reservar alguns minutos no final do dia para revisar, assim o dia será considerado produtivo.
Então, preocupar-se demais não traz soluções eficazes. De acordo com a lógica de Pareto, atenção com os ‘quintos’ é que irá, de fato, fazer a diferença.
Foco nos 20%.
Parece óbvio não? Pois é justamente o óbvio que ignoramos!