Solana confirma interrupção na rede principal

A blockchain Solana (SOL) sofreu uma interrupção em sua rede, levando à paralisação na progressão dos blocos. A equipe por trás do projeto confirmou a paralisação nesta terça-feira (6) e disse que está investigando a situação.

“Engenheiros de todo o ecossistema estão investigando uma interrupção na mainnet-beta”, declarou a Solana em um relatório de incidente. A causa da interrupção da rede ainda não é conhecida.

De acordo com uma publicação no X da empresa de software em blockchain e validadora da Solana, Laine, a mainnet-beta da Solana está sofrendo uma “degradação de desempenho”. Com isso, a progressão dos blocos está atualmente interrompida.

Interrupção da rede Solana

Enquanto isso, outro validador da blockchain Solana, o @mtromp, escreveu em sua conta no X que os engenheiros principais da rede identificaram uma correção e estão construindo uma nova versão para os validadores atualizarem.

Leia também:

Em um tuíte de acompanhamento, a Solana Status publicou que engenheiros de todo o ecossistema estavam preparando um novo lançamento de software validador, que inclui um patch para resolver um problema que causou a interrupção do cluster.

Em seguida, publicou que a versão v1.17.20 já está pronta. Portanto, os operadores validadores da Mainnet devem fazer a devida atualização e reinicialização seguindo as instruções fornecidas pela equipe.

Validadores são entidades que utilizam o poder da computação para manter uma blockchain e processar transações.

Esta última interrupção é a primeira enfrentada pela rede Solana desde fevereiro de 2023, de acordo com sua página de status. Embora ainda tecnicamente em beta, a Solana sofreu uma série de interrupções em 2022 devido a problemas de nós. Em setembro de 2021, a blockchain chegou a ficar offline por quase 18 horas.

Coincidindo com essa paralisação, o preço da criptomoeda nativa da rede Solana recuou. De acordo com dados do CoinGecko, no momento do fechamento deste texto, SOL está custando US$ 93,92, tendo desvalorizado 3,6% nas últimas 24 horas.

Vale ressaltar que o mercado de criptomoedas como um todo registra uma queda nesta terça-feira (06). O Ethereum, por exemplo, caiu 0,2% nas últimas 24 horas e o Bitcoin recuou cerca de 1% no mesmo período.

Fonte/Imagem: Criptofacil/Internet