Planejamento pessoal – Dicas práticas
Planejamento pessoal é definir e organizar as nossas metas, objetivos e direcionamos nossas ações à sua realização. Para que seja mais focado e efetivo, neste plano também devem ser definidas as estratégias, recursos e os prazos para a concretização de cada alvo especificamente.
Tenha uma planilha organizada
Tenha uma planilha em que você possa calcular todos os seus ganhos e suas despesas, assim seu planejamento pessoal vai ter sentido. Somente separar por categorias o seu orçamento pessoal não é gastar de maneira consciente. Pode ser através de uma planilha normal do Excel ou até de um qualquer outro aplicativo disponível.
Tenha objetivos com prazos pouco maiores
A qualidade e sucesso no seu planejamento pessoal dependem de prazos razoáveis, que possam serem alcançados. Metas de prazo muito curto tornam-se inúteis muitas vezes.
Dê atenção à educação financeira
Acha difícil organizar o seu planejamento pessoal? Dependendo do resultado sque deseja alcançar vai precisar de excelência, entender bem mais sobre finanças do que a maioria das pessoas. Então, pode ser indispensável investir na Educação Financeira.
Comprar livros e outros materiais para aprendizado independente vai aujar. Cursos rápidos ajudam bastante, já ter orientações de um gestor financeiro pessoal ajuda muito.
Tenha uma reserva de emergência
Certa quantia para emergêcia é sempre bem vinda no seu planejamento pessoal. Deixe isso em evidência na sua planilha e separe um valor todo mês.
Estilo de vida simples custa menos
Se pensa seriamente no seu planejamento pessoal, repense seu estilo de vida. Já que gastar mais do que ganha não é uma forma de ter organização financeira. Repensar alguns hábitos pode ajudar. Questionar, refletir sobre os custos e necessidades . Será que está valendo o esforço?
Ter um plano de investimentos
Poupar leva a investir. É bom ter seu dinheiro rendendo. Conhecer modalidades de investimentos e seu perfil de investidor vai servir para fazer seu dinheiro trabalhar para você e trazer lucros.
Faça planejamento, aprenda e aplique, preferencialmente e mais de uma modalidade.
Reavaliar o planejamento
Regularmente avalie o seu planejamento. Reestruture seu plano geral para que você possa adequar os seus gastos ao seu rendimento.
Para entender a progressão, os objetivos e seus investimentos é necessário fazer essa reavaliação. Desta forma saberá o que esperar para os próximos meses.