Os hábitos são as tendências regulares que temos e que são difíceis de quebrar.
São as coisas que fazemos indefinidamente, sem nem mesmo pensar. Nossos hábitos moldam nossas vidas – tanto para o bem quanto para o mal.
Não importa a área de sua vida que você esteja tentando melhorar, é necessário que haja um foco nítido em quebrar os maus hábitos e formar bons.
Se você atualmente possui algum dos hábitos financeiros ruins abaixo, precisa trabalhar para substituí-los por hábitos positivos que o deixarão mais perto de seus objetivos financeiros.
Maus hábitos financeiros
1 – Gastar mais do que ganha
Gastar mais do que ganha é O pecado capital das finanças pessoais. Esse hábito terá um efeito de gotejamento, causando grandes problemas em todas as áreas de suas finanças pessoais.
Por exemplo, se você gastar mais do que ganha, terá que contar com crédito para cobrir o resto. O crédito vem com juros e o aprisiona em dívidas. Você continua gastando mais do que ganha, criando um ciclo maior e mais vicioso.
Se você atualmente gasta mais do que ganha, essa deve ser a primeira coisa a se preocupar.
Não se preocupe com mais nada até que esteja vivendo com suas possibilidades:
Para alguns, isso significará novos hábitos de consumo, e para aqueles com orçamento apertado, significará ganhar mais dinheiro.
Você realmente pode fazer duas coisas aqui. Você pode cortar seus gastos e orçamento melhor ou pode se concentrar em ganhar mais dinheiro para fechar a lacuna.
2 – Confiando no crédito para pagar as contas
O crédito é caro e se não for usado corretamente é uma armadilha!
Se você estiver usando crédito para cobrir coisas básicas como comida ou aluguel, ou para compras estúpidas (como férias ou roupas novas), você precisa remediar a situação.
Embora seja verdade que em algum momento você possa precisar contar com dívidas – digamos, para uma hipoteca, despesas com educação ou uma propriedade de investimento – isso deve ser feito com extremo cuidado e planejamento.
Não use cartões de crédito ou qualquer outra forma de dívida para cobrir suas contas.
3 – Contratação de empréstimos salariais
Falando em dívidas, os empréstimos do dia do pagamento são uma das piores formas disso.
Aqui está uma história para ilustrar:
Certa vez uma pessoa decidiu fazer um empréstimo consignado para pagar as férias. Quando ela voltou das férias na semana seguinte, ela deveria pagar o empréstimo.
Não tendo dinheiro suficiente, ela foi a outro credor de empréstimo do ordenado e fez um empréstimo para pagar o primeiro credor.
Ela repetiu esse ciclo (pedindo emprestado a um para pagar a outro) por MESES até que seu pai finalmente pagou a fiança.
Como uma observação lateral, isso também inclui empréstimos antecipados para restituição de impostos.
Se você atualmente faz empréstimos no dia do pagamento, você precisa quebrar esse hábito agora.
4 – Não estando preparado para uma emergência
Se há uma coisa com que você pode contar é que, em algum ponto ou outro, algo dará errado.
Pode acontecer um acidente, um emprego será perdido ou um eletrodoméstico irá quebrar. Estar preparado para uma emergência é muito importante quando se trata de suas finanças.
Você não quer ser pego desprevenido, pelo menos financeiramente. Economize algum dinheiro para emergências.
Recomendamos a leitura das seguintes matérias
Atrasar dívida, vai preso?
Princípio básico para acumular patrimônio
Ganhar dinheiro dormindo
5 – Pagando suas contas com atraso
Pagar suas contas com atraso – é um péssimo hábito, mas acontece até mesmo com os melhores…
Quando você paga suas contas com atraso, sua pontuação de crédito é prejudicada e você pode custar-se mais dinheiro em taxas moires e juros.
Crie o hábito de sempre pagar suas contas em dia. Se você é o tipo de pessoa que simplesmente procrastina tarefas como essa, considere se inscrever no pagamento automático.
Também significa que você provavelmente precisa se organizar financeiramente…
6 – Falha ao salvar para o futuro
Frases como “vamos gastar; pois só vive apenas uma vez” podem fazer você sentir que precisa gastar todo o seu dinheiro e gastá-lo agora.
Por que economizar para o futuro em vez de viver agora, certo?
Errado…
Quando se trata de dinheiro, é preciso haver equilíbrio. Gritar “vamos gastar; pois só vive apenas uma vez” não fará com que você tenha uma ótima vida na aposentadoria nem o ajudará a construir riqueza.
Aproveite a vida agora, mas também certifique-se de economizar para o futuro e trabalhar diligentemente para atingir seus objetivos.
7 – Não assumir o controle de sua carreira
Se você está trabalhando em um emprego que suga a alma e que odeia, ou não consegue encontrar um emprego, precisa assumir a responsabilidade e assumir o controle de sua carreira.
Embora possa parecer assustador trilhar um novo caminho, abrir um negócio paralelo e se colocar lá, está tudo nas suas mãos. Você pode assumir o controle de sua carreira – ninguém mais fará isso por você.
Assumir o controle de sua carreira e negociar seu salário é uma das melhores formas de aumentar sua renda. Se você não fizer isso, poderá custar a si mesmo muito mais!
8 – Culpar os outros por suas circunstâncias
A vida não é justa.”
É uma frase que todos nós ouvimos antes e provavelmente já dissemos a nós mesmos. E é totalmente verdadeira.
Todos nós nascemos em circunstâncias diferentes, alguns de nós tendo muito mais oportunidades do que outros.
Embora “a vida não seja justa” seja verdade, culpar outras pessoas não vai te ajudar – em nada!
Aceite onde você está e jogue as cartas que recebeu. Apenas compare-se a você mesmo.
9 – Acumular dinheiro e nunca se divertir
O oposto de se endividar e gastar muito é ter medo de gastar qualquer coisa!
Se você tem acumulado dinheiro ao ponto da miséria, é hora de quebrar esse hábito. Relaxe um pouco e aproveite o dinheiro pelo qual trabalhou arduamente.
10 – Dar desculpas
Se você não gosta de como as coisas são, mude! Você não é uma árvore.”
– Jim Rohn
Não deixe que as desculpas o impeçam. Você tem a opção de trabalhar duro e construir a vida (e as finanças) que deseja ou de dar desculpas!
Escolha sabiamente…
Quando se trata de quebrar hábitos financeiros ruins, às vezes pode ser mais fácil substituir esses hábitos ruins por novos e bons.
Simplesmente leve ao básico – viva dentro de suas possibilidades, evite dívidas com o consumidor e economize para o futuro.
Se você conseguir realizar essas três coisas, estará em um bom lugar.