O Embaixador Russo na África do Sul, Ilya Rogachev, apresentou uma nota simbólica de 100 BRICS ao Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Mahsh Saeed al-Hameli.
O BRICS já imprimiu sua moeda única “oficial”. O Embaixador Russo na África do Sul, Ilya Rogachev, apresentou uma nota simbólica de 100 BRICS ao Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Mahsh Saeed al-Hameli. Contudo, a TV estatal do Irã apresentou a nota como “oficial”, bem como alguns veículos de notícia do país, e da Rússia também.
O acontecimento foi durante a festa da embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Pretória, realizada na noite do dia primeiro de setembro para comemorar a aceitação da adesão do país ao grupo.
Vale destacar que a moeda única dos BRICS provavelmente não será algo impresso, já que o grupo utilizará apenas para comércios internacionais. No entanto, perfis brasileiros já declaram a nota como “oficial”.
A repercussão cresceu tanto que a embaixada russa emitiu um comunicado para desmentir as notícias.
“Em 1º de setembro de 2023, foi realizado um jantar em Pretória (a segunda capital da África do Sul) organizado pela embaixada dos Emirados Árabes Unidos por ocasião da aceitação de novos membros do grupo BRICS”. A nota (BRICS), que foi impresso pela Kirzhach Printing House (uma gráfica na cidade de Vladimir, Rússia) às vésperas da décima quinta cúpula do BRICS em Joanesburgo. A emissão da nota comemorativa do BRICS é uma iniciativa exclusivamente privada e não reflete as decisões do grupo.”
Portanto, de um lado da nota estão representadas as bandeiras dos cinco países do grupo. Além disso, os símbolos dos países que deveriam se juntar ao bloco aparecem do outro lado.
Fonte/Imagem: BlockTrends/Internet