A execução de negociações com memecoins está mais fácil do que nunca, graças ao aumento recorde da liquidez, medida pela profundidade de mercado de 1%, de acordo com dados rastreados pela Kaiko, empresa sediada em Paris.
Este marco representa um avanço significativo para o mercado de criptomoedas, sobretudo para tokens conhecidos por sua alta volatilidade. Além disso, destacam que as memecoins deixaram de ser apenas uma “piada” e se tornaram uma parte importante do mercado cripto.
Recentemente, a liquidez combinada de memecoins como DOGE, SHIB, PEPE, WIF, BONK,
ROK, BABYDOGE, FLOKI, MEME, HarryPotterObamaSonic10Inu e HarryPotterObamaSonic atingiu US$ 128 milhões.
Esse número descreve o valor total das ordens de compra e venda dentro de uma faixa de 1% do preço de mercado atual. Quanto maior a liquidez, mais fácil é executar grandes ordens a preços estáveis.
Liquidez das memecoins
No entanto a liquidez pode ser ainda maior. Afinal, a Kaiko não rastreou as milhares de memecoins lançadas em DEXs diariamente como observado no portal Dexscreener, que mapeia lançamentos em redes de layer 1 e 2.
A maior liquidez geralmente leva a uma redução no spread entre o maior preço que um comprador está disposto a pagar e o menor preço que um vendedor está disposto a aceitar. Esse parâmetro se chama spread bid-ask.
Spreads mais estreitos garantem melhores preços de negociação e reduzem o custo de execução das negociações. No entanto, segundo a Kaiko, as memecoins não estão respondendo conforme o esperado. Isso porque os spreads bid-ask permanecem acima de 2 pontos base na maioria das exchanges centralizadas.
A Kaiko sugere que, embora mais formadores de mercado estejam se aventurando a fornecer liquidez para esses tokens, eles ainda são arriscados devido à alta volatilidade.
Fonte/Imagem: CriptoFacil/Internet