Com um modelo de negócios semelhante ao X (ex- Twitter), o Reddit, plataforma que funciona como espécie de fórum de discussões, tem ganhado maior relevância nos Estados Unidos, especialmente com a proximidade das eleições presidenciais.
Em fevereiro, a companhia registrou, junto ao órgão regulador do mercado financeiro dos Estados Unidos (SEC), pedido de abertura de capital na Bolsa de valores de Nova York (Nyse).
A companhia, que concentra 90% dos posts em inglês e com metade dos usuários ativos americanos, ainda apresenta números tímidos perto de gigantes do setor como Facebook e X, por exemplo.
Matheus Popst, sócio da gestora de recursos independente Arbor Capital, que atua com companhias de tecnologia, calcula um total de 500 milhões em monthly active users (usuários mensais ativos) na rede. Para efeito de comparação, o número registrado pelo Facebook é de 4 bilhões.
O gestor explica que, assim como outras redes sociais como Pinterest, o Reddit se tornou relevante na demanda que vem de sites de pesquisas, como o Google.
Ao mesmo tempo, segundo ele, metade dos usuários ativos do Reddit não têm uma conta na rede social. “São pessoas que entram via mecanismo de pesquisa, encontram o que quer e vão embora. Há um longo caminho para aumentar a receita por usuário e transformar usuários não logados em usuários logados”, diz.
Além disso, de acordo com Popst, a plataforma passou a focar na venda de propagandas somente em 2018, o que torna a receita média por usuário ainda baixa.
Nesse sentido, ele explica que ainda há um mercado cheio de oportunidades, isso porque o mercado global de advertising (publicidade) é gigantesco: US$ 889 bilhões – enquanto a receita anual da Meta, dona do Facebook, por exemplo, é de US$ 131 bilhões.
Números e IPO
O Reddit, fundado em 2005, conseguiu diminuir seus prejuízos de US$ 158,5 milhões de 2022, para US$ 90,824 em 2023.
A receita líquida somou US$ 804 bilhões, um avanço de 21%, se comparado aos US$ 666,7 do ano de 2022.
Segundo informações da agência Reuters, a plataforma esperar levantar US$ 6,5 bilhões em sua oferta pública inicial (IPO). A faixa de preço é estimada entre US$ 31 e US$ 34 por ação.
Para Arthur Igreja, a operação irá contribuir para o processo de crescimento da empresa. “Com o IPO, a empresa passa por uma mudança importante na governança e o mercado começa a ter um olhar mais apurado para onde deveria ir, por exemplo, além da disponibilidade de recursos para fazer mudanças”.
Fonte/Imagem: InvestNews/Internet