Figura gráfica: Cunha Ascendente

Na análise técnica, traders utilizam diversos padrões gráficos para prever movimentos futuros de preços de ativos, entre esses padrões temos as figuras gráficas.

A cunha ascendente se destaca como uma figura de continuação, dentro da análise técnica, indicando a possível extensão de uma tendência de baixa.

O que é uma cunha ascendente

A cunha ascendente é um padrão gráfico que se forma quando o preço de um ativo cria uma sequência de topos e fundos ascendentes, onde o preço fica contido entre duas linhas inclinadas para cima. Uma das linhas ligam os topos e outra une os fundos convergindo para um ponto.

Este padrão é geralmente observado em mercados que estão em uma tendência de baixa, sugerindo um momento de correção, antecipando uma continuação do movimento de baixa.

Formação e características

Formação

Este padrão é formado durante um movimento de correção em uma tendência de baixa mais ampla, onde os preços se movem gradualmente para cima. Porém, a linha que une os fundos é mais acentuada do que a linha que une os topos.

A essência da cunha ascendente reside na briga entre compradores, que continuam a comprar em altas progressivamente maiores, e vendedores, que começam a entrar no mercado em pontos cada vez mais altos, mas o volume de negociações normalmente diminui, sinalizando uma falta de convicção na mudança da tendência.

Características

  • Linhas: As linhas que ligam tanto os topos quanto os fundos são inclinadas para cima, porém a linha que une os fundos tem uma inclinação mais acentuada que a linha que une os topos.
  • Convergência: As linhas convergem, indicando uma diminuição do momentum ascendente e uma pressão compradora enfraquecida.
  • Volume Decrescente: Um aspecto importante da cunha ascendente é a diminuição do volume conforme o padrão se desenvolve, refletindo a diminuição do interesse e da força dos compradores.

Estratégia de negociação com a cunha ascendente

Entrada

A identificação precoce de uma cunha ascendente permite aos traders se planejar antecipadamente.

A entrada principal é no momento em que o preço rompe a linha que une os fundos com um aumento no volume, indicando uma forte atuação da ponta vendedora e a retomada da tendência de baixa.

Os traders e investidores mais conservadores podem esperar por um pullback do preço na linha que unia os fundos, antes de entrar na operação para minimizar riscos, porém pode ser que esse pullback não ocorra.

Após entrar na operação, continue monitorando o comportamento do preço e do volume.

Ponto de Stop

O stop loss deve ser colocado logo acima do último topo, de preferência na área fora da cunha ascendente.

Essa configuração de stop loss ajuda a proteger contra a volatilidade do mercado e possíveis reversões de preço após o rompimento.

Pontos de realização de lucro

O objetivo de preço para a operação pode ser estabelecido medindo a altura máxima da cunha e projetando essa distância para baixo a partir do ponto do rompimento.

No gráfico diário de PETZ3 acima, foi identificada a figura gráfica de uma cunha ascendente.

Monitoramento e flexibilidade

Negociar uma cunha ascendente envolve identificar o padrão, aguardar o rompimento da linha que une os fundos e entrar com uma posição de venda, gerenciando cuidadosamente os riscos.

Esta abordagem exige monitoramento e flexibilidade para ajustar a estratégia conforme o mercado se desdobra.

Como qualquer estratégia de negociação, é recomendável combinar a análise técnica do padrão da cunha ascendente com outras formas de análise e indicadores. Assim, aumenta-se a precisão e a eficácia das decisões de negociação.

Fonte/Imagem: InfoMoney/Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *